

Presidente
Gilvane dos Santos Dias

História
A garantia da organização sindical e dos direitos dos/as trabalhadores/as existe: 1. Na Constituição Federal – Artigo 7º e Artigo 8º; 2. Na Consolidação das Leis do Trabalho – Artigos 511 a 610 e Artigos 611 a 625. Mas, além do amparo legal, os/as trabalhadores/as necessitam de muita disposição, desprendimento e fé, para conquistarem seus objetivos… porque o projeto capital, com todas suas variantes, busca impedir a organização dos/as trabalhadores/as.
Lutas – É a presença/existência do ser SINDEC, personagem viva, representando os comerciários e as comerciárias de Teixeira de Freitas, com suas discussões e suas ações fortemente impregnadas das tarefas do dia-a-dia… em defesa dos/as trabalhadores/as do comércio, diretamente; e, de forma geral, em defesa da população indiretamente.
Conquistas – Para o SINDEC existem dois tipos de conquistas: superficiais e profundas. São conquistas superficiais, apesar da sua relevante importância, as conquistas econômicas e sociais, da Convenção Coletiva, dos Acordos, como o piso salarial, o quebra de caixa, o vale transporte gratuito, as horas extras majoradas – no nosso caso em até 110% – os direitos especiais dos/as empregados/as comissionados/as, a estabilidade extraordinária da gestante. São conquistas profundas, as conquistas políticas, o fato da existência do próprio SINDEC na defesa intransigente, séria e objetiva dos/as trabalhadores/as do comércio de Teixeira de Freitas e – por que não! – na defesa e promoção de um país melhor.
Organização – Para o SINDEC a organização se dá de várias formas: documental – que cuida dos documentos oficiais, documentos de correspondência e documentos informativos; social – que cuida dos contactos diversos das reuniões diversas com os/as trabalhadores/as e das assembléias diversas com a categoria, das relações diversas com instituições do sistema federativo e com instituições oficiais de forma geral; políticas – que é fundamental na defesa do estatuto, da base territorial, das convenções e acordos coletivos e na promoção das condições plenas de proposição, discussão e sintetização das matérias de interesse da categoria… e que é profunda na capacidade de ação, para afirmação dessa categoria dos/as comerciários/as e da competência dos/as trabalhadores/as dessa categoria.
Abrangência
O SINDEC – Sindicato dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas abrange os trabalhadores e as trabalhadoras do comércio da Cidade de Teixeira de Freitas e todos os Distritos do Município, nas categorias varejista, atacadista e intermediária, nos serviços de alimentação – bem como nas prestações de serviços em geral.
O Sindec e o movimento popular
Todas as conquistas do povo foram resultados das lutas populares, da força dos/as trabalhadores/as e das camadas oprimidas no decorrer da história em cada cidade, em cada região, em cada país. Governos, instituições, autoridades, jamais – e sequer – deram alguma coisa ao povo no âmbito dos direitos de qualquer natureza. No nosso país, especialmente, todos os direitos, inclusive os mais elementares, foram forjados, conquistados e afirmados no bojo das lutas reivindicatórias dos setores populares. E é nessa trajetória – contundente, difícil, mas sublime! – que a classe trabalhadora tem de continuar. O SINDEC, desde o seu nascimento, orgulha-se em fazer parte dessa extraordinária leva de entidades populares que se preocupam com um amanhã melhor para todos/as na busca da construção de uma sociedade igualitária.
Com o SINDEC não foi diferente: nossa existência, hoje, é o resultado das lutas extraordinárias dos vários movimentos populares desde quando Teixeira de Freitas ainda era Distrito de Alcobaça.
1982
Primeiro de Maio
Primeira manifestação histórica da classe trabalhadora no município.
1983
Repete-se a manifestação de Primeiro de Maio
Também, nesse ano, ocorre uma grande manifestação pela Reforma Agrária.
1984
Diretas já!
A maior manifestação popular da história de Teixeira de Freitas. Vieram caravanas de trabalhadores de todo o Extremo Sul. A luta continuou, com persistência e fermentação.
1985
Contra a implantação das usinas de álcool na região.
1986
Organização dos funcionários públicos municipais.
1987
Resultado da fermentação social, nos 16 anos de história das lutas local, surge a Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas. Foi criada em abril e foi peça fundamental na organização da greve geral de 20 de agosto, ocorrida em Teixeira de Freitas e em todo o Brasil.
1988
É um ano de suma importância para a vida dos comerciários e comerciárias de Teixeira de Freitas: a Associação Profissional dos Empregados no Comércio de Teixeira de Freitas transforma em Sindicato. Nasce, então, o SINDEC em 13 de agosto, como a grande ferramenta de afirmação dos/as comerciários/as de Teixeira de Freitas, com sua atuação já pautada no tripé: Lutas, Conquistas e Organização.